quarta-feira, 5 de julho de 2017

TOP 10 - OS FIGURAS DO FACEBOOK




Estou no Facebook desde 2013 e nesse tempo identifiquei algumas figurinhas carimbadas que marcam presença constante nessa rede social. Não se trata de criar um rótulo para eles, mas de reconhecer perfis de personalidades recorrentes e assim tentar entender o que vai na cabeça do ser humano. Fiz uma pequena lista na qual, em alguns dos casos, todos nós, se formos honestos, vamos nos identificar.


TOP 10 - AS DEZ FIGURINHAS MAIS CARIMBADAS DO FACEBOOK:


1-  O FANTASMA - 

Aceita, ou te envia solicitação de amizade, mas nunca, jamais, em tempo algum fala contigo ou interage de qualquer forma.



ou seja, a pessoa te ignora, te despreza completamente. Você pode casar, ter filhos, ganhar na mega sena, postar fotos nu, seus entes queridos podem morrer, você pode morrer, que o cara vai continuar fingindo que nunca vê você ali, mas acredite, ele vê! Seus posts estão sempre na pág principal dele, mas ele continuará estático e mudo, como um abominável homem das neves.



2- O CONQUISTADOR BARATO - 

É aquele que te manda solicitação de amizade e assim que você aceita, já começa e enviar msg no in box e a tentar te chamar no vídeo.



O camarada pensa que o Facebook é uma espécie de disque sexo e vai logo dizendo que você é atraente e pedindo que lhe mande fotos, alguns, mais sutis, tentam te convencer de que estão apaixonados e que desejam se casar com você, tudo pra que você os estimule numa boa punheta que será executada em sua homenagem.



3- O FALSO ROMÂNTICO - 

Ele te manda solicitação, quando você aceita, ele passa a curtir e comentar todos os seus posts, alguns dias depois vocês começam a conversar no in box, você acredita que ele é uma cara legal, mas depois que ele tem sua atenção nas msgs particulares, nunca mais interage com você publicamente.


Quer dizer, isso é o mesmo que acontece nos relacionamentos reais, seu parceiro é um Gentleman, é amigo, companheiro, apoiador, tdb (tudo de bom), na fase da conquista, mas assim que "acha" que dominou a situação, ele volta a ser o mesmo prego de sempre. No caso do nosso "falso romântico de facebook" a verdade é que ele faz a mesma coisa com várias (ou vários) ao mesmo tempo, por isso, logo que pode, ele some do seu perfil público pra que as outras, ou outros iludidos, não percebam o seu jogo. É um caso típico!



4- O FAMOSINHO-  

Esse todo mundo conhece, é aquela figura que tem quinhentos mil paga paus e te manda solicitação de amizade crendo que você será apenas mais um, ele posta qualquer tipo de lixo eletrônico e todas as suas idiotices recebem centenas de curtidas, desse modo ele acredita que você é mais um babaca que vai ficar babando o seu ovo.


Mas até aí tudo bem, você tenta então puxar um papo, conhecer a pessoa, afinal, ela te mandou solicitação de "amizade", porém, quando você tenta falar com a grande estrela, comentando algum post (idiota) dela, ela simplesmente te deixa no vácuo, e é nesse momento que você percebe que aquele ali é um escroto.



5- O DEPRESSIVOZINHO - 

Dá até um desanimo em falar desse ser humano. Tudo bem, eu sou da opinião de que todo mundo tem o direito de postar o que quiser em seu perfil, mas essa figura pensa que sua página no facebook é um divã de psicanálise, ou uma Ong de ajuda humanitária aos desvalidos emocionais, estilo novela mexicana ("Eu amo o Carlos Daniel do fundo da minha alma!" by: A Usurpadora).



Gente, é um tal de "se sentindo triste", "se sentindo doente", "se sentindo solitário"..., é uma choramingação atrás da outra, e tome frase feita, filosofia de para choque de facebook, indiretas cansativas, eles fazem de tudo pra chamar a atenção, chegam ao cúmulo de falar em suicídio, alguns inventam doenças que não existem e tudo pra chamar a atenção, para que as pessoas sintam pena e digam algumas palavras de conforto, sei lá, essa gente não bate bem!



6- O BBB - 

Chato, chato mesmo, é essa figurinha aqui, se não fosse anti higiênico a pessoa tiraria uma self limpando a bunda e postaria com a seguinte descrição: "finalmente o Activia fez efeito. kkkkk".



Mesmo que a gente não queira, acaba acompanhando o "roteiro da rotina corriqueira" dessa tediosa pessoa. Tudo começa no café da manhã,quando ela posta o que comprou na padaria e aproveita pra falar mal da balconista, até o almoço ainda dá tempo pra mais dois ou três boletins informativos do tipo: "indo para o trabalho!" ou "Se sentindo com dor de cabeça!" ou ainda: "Se sentindo confiante!" .Finalmente chega a hora do almoço, e como que se estivéssemos ansiosos para saber o que a criatura preparou especialmente para a ocasião, ela vai postar a sua comida favorita, ou aquela lasanha que ela mesmo fez provando que é uma pessoa prendada, ou pior ainda, ela vai comer no restaurante e faz questão de exibir o prato na mesa posta. Acho que não preciso continuar pra que todos saibamos o que vem nesta odisseia que será o dia: " Vou tomar banho", "Minha cachorrinha vomitou", "Me deitei um pouco agora pra descansar", "Ai, meu namorado acabou de ligar, vamos pra balada hoje á noite!" e daí por diante..



7-  O INTELECTUAL - 

Nesta categoria ficam os poetas, escritores filósofos e os Blogueiros literários. Há quem diga(e tenho certeza)que eles são pedantes. Quem não tem em seu círculo de amizades uma figurinha assim? Eles postam todos os dias, quase que religiosamente, seus textos maravilhosos(alguns nem tanto, outros mais até que maravilhosos),promovem incansavelmente suas obras, publicadas em qualquer formato, são extremamente determinados em levar seus escritos ao maior número de pessoas possível.



Sou suspeita a falar, mas essa turma(na minha opinião)é uma das que elevam o nível mental da coisa toda. Porém, é claro que, se precisamos passar tanto tempo debruçados sobre o facebook tentando ganhar a simpatia dos nossos colegas, é porque somos a parte da categoria que ainda não deu muito certo. A maioria de nós é aspirante, iniciante, independente, agonizante, somos secretárias, professores, comerciantes, chão de fábrica, pedreiros e etc, que se esforçam para alcançar um lugarzinho ao sol, com o sonho de um dia poder viver da nossa arte literária, alguns conseguirão, outros vão morrer na praia, especialmente se dependermos da boa vontade dos nosso"amigos" do facebook, salvo as "EXCEÇÕES", a grande maioria dos facebookeiros da vida torcem o nariz pra essa figura impertinente. Se você tem mil amigos constando em seu perfil, espere que deles, dez, no máximo, vão reconhecer o seu trabalho e te prestigiar, todo o resto vai te ignorar sumariamente, como os fantasmas da figura 1, pois a cada 100 brasileiros, metade de 1 gosta de ler, porque a outra metade dele, morreu de preguiça.



8- O GASPARZINHO

Esse é o que eu chamo de "O Fantasminha Camarada". Você não sabe de onde ele veio, não o conhece pessoalmente, mas ele te acolhe como amigo(mais até do muitas pessoas do mundo real)e permanece com você por anos, sempre interagindo, curtindo comentando, te mandando boas msg no in box, ou mesmo batendo aquele papo de vez em quando, e de repente, essa figura se torna importante na sua vida.


Ele não é pretensioso, não é arrogante e não puxa o seu saco esperando algo em troca. Ele não está ali para tirar nenhuma vantagem, só quer fazer amigos sinceros. Deveria existir mais dessas figurinha carimbadas, não apenas no facebook, como no mundo inteiro!



9- O DONO DA VERDADE -

Suas postagens são sempre inspiradoras e ilibadas, todas compartilhadas de posts batidos (da conhecida filosofia de para choque de facebook)




Tanta moralidade, tanto senso de justiça, talvez faça com que ele acredite em sua própria perfeição, ele é quase um monge no facebook, só se esquece que é um ser humano e como todo ser humano, também tem suas fraquezas, no entanto, vomita diariamente uma moralidade engessada dentro de uma hipocrisia quase ingênua. Mas ai vem um desagradável e diz: " Viva na realidade do seu dia a dia tudo aquilo que você posta na rede social!" e isso deve ser desconcertante pra ele, caso sua pretensão de dono da verdade seja uma atitude consciente



10- O SUPERFICIAL -

Essa figura não perde em popularidade, todo mundo tem em seu perfil aquela criatura que vive postando coisas de demonstrem seu status econômico.



Bolsas, sapatos, carros, maquiagem, viagens, restaurantes e baladas, são algumas das manchetes destes perfis. Comprou um carro? Nem espera sair da concessionaria pra postar a foto abraçando sua caranga, ainda com aquele laço vermelho e sempre com a descrição "Mais um sonho realizado". Em suas viagens, parece nem aproveitar o passeio porque passa todo o tempo tirando foto de tudo. Almoços em família com a mesa farta? "Eu tenho que compartilhar!", tênis de marca, promoção no trabalho, comida chinesa? Sou chique meu bem! Churrasco com Heineken? Vou mostrar que não bebo cerveja barata! Escova progressiva? Eu tenho a força!"



E assim termina o nosso top 10. Eu me enquadrei em apenas uma categoria oficialmente, mas, é claro minha gente, que todos nós temos um pouquinho de cada uma dessas figuras. Porque? Porque somos humanos, imperfeitos e, na maior parte das vezes, ridículos. Seja lá como for, nada disso nos faz pior ou melhor do que os outros, tudo isso junto nos faz apenas humanos de carne e osso, com o pior de todos os ingredientes, nossas personalidades peculiares. Somos todos ridículos, mas é isso que faz a vida valer á pena!